POR • Tenho notado um movimento interessante dentro da fotografia,
particularmente a de cunho mais social, ou melhor, "menos publictário".
Alguns nomes tem inovado e feito grande sucesso pelo uso de uma linguagem
mais "suja", rica em texturas e elemento orgânicos. Repleta de elementos
industriais observdos de maneira inusitada. A abstração do cotidiano. Para
os bons observadores, isso nada mais é do que um recurso que se não é
antigo, já tinha sido explorado no fim dos anos 80 e início dos anos 90
por David Carson, entre outros designers. Era o desconstrucionismo, a
materialização da revolução que começava na comunicação com a eclosão das
inúmeras mídias digitais, sendo a internet a maior delas. Essa linguagem
antes vista, e frequentemente pouco etendida, apenas em produções
fotográficas de cunho exclusivamente artístico, agora é bastante aceita
pelo consumidor comum em seus retratos de família.
ENG • I have been noticing an interesting movement inside photography,
particularly in the ones with a more social pourpose, or better, "less
advertising" pourpose. Some names have inovated and made great success by
the use of a more "dirty" language, rich in textures and organic elements.
Full of industrial elements observed in an unusual way. The abstraction of
the daily rotine. For the good observers, this is nothing more than a
resource that if it's not old, it has already been explored in the late 80s
and early 90s by David Carson, among other (graphic) designers. It was the
deconstructionism, the materialization of the starting revolution that was
beginning in communication with the eclosion of innumerable digital medias,
being the internet the biggest of them. This language first seen, and
oftenly not comprehended, only in photographic productions with a more
artistic porpouse, now is greatly accepted by the standard consumer in his
families portraits.
No comments:
Post a Comment