Friday, April 16, 2010

CONGRESSO FOTOGRAFAR 2010 - PANORAMA GERAL


Jeff Woods, Raphael Bittencourt, Julia Woods e Kettelin Zafra Bittencourt


Raphael Bittencourt, Jeff Woods e Julia Woods


POR • Eu e minha esposa retornamos ontem de São Paulo, onde tivemos o prazer de participar do Congresso Fotografar 2010, promovido pela revista Fhox. Os corpos chegaram cansados da intensa rotina de seminários, atividades e network fervilhante, mas as mentes chegaram repletas de novas idéias, conceitos e energias.
O congresso, um dos mais importantes eventos da fotografia no país, aconteceu, como todos os anos, no centro de convenções do Shopping Frei Caneca, na cidade de São Paulo, nos dias 13, 14 e 15 de abril. Aconteceram também alguns eventos pré-congresso no dia 12.

A fotografia em suas diferentes vertentes (estúdio, eventos e varejo entre outras) como negócio, esta é a principal questão abordada nos congressos da Fotografar. Neste ano, entretanto, o enfoque nas questões de gerência e marketing esteve muito mais presente. Menores foram os espaços para a apreciação e análise de portfólios, o que é importante, e maiores foram os espaços dedicados à maneira como os negócios são organizados, gerenciados e comercializados, o que é crucial.

No dia de eventos pré congresso, aconteceram diversos seminários com diferentes profissionais da fotografia, marketing e áreas afins, entre eles Julia Woods, esposa de Jeff Woods, responsáveis pelo Portrait Life, um dos mais famosos estúdios fotográficos americanos da atualidade. Os woods estiveram no Brasil no ano passado, oportunidade em que tivemos o prazer de conhecê-los pessoalmente. Neste ano eles voltaram ao Brasil para que Julia se aprofundasse ainda mais, frente à um grupo privilegiado de participantes do congresso, nas técnicas de marketing de estúdio.

No primeiro dia do congresso, 13 de abril, começamos a manhã com uma palestra estonteante de Dane Sanders, importante fotógrafo americano e palestrante muito competente. Tão competente e empolgante que arrancou copiosas lágrimas de grande parte da plateia que o assistia. Dane mergulhou no coração de cada fotógrafo ali presente buscando pela essência da fotografia como estilo de vida e, consequentemente, como atividade lucrativa, mas não escravizadora. No período da tarde conhecemos a forma como alguns estúdios nacionais têm atuado de maneira lucrativa no país. Durante os intervalos entre as palestras e durante a festa de abertura do evento, na noite do dia 13, tivemos preciosas oportunidades de ampliação do nosso network. Pudemos também passar preciosos momentos em companhia dos amigos Jeff e Julia Woods, com quem trocamos experiências desde que nos conhecemos no Fotografar 2009. Ressaltamos aqui o quão simpático, acessível e prestativo é o casal Woods. Muito além de grandes fotógrafos, são ótimas pessoas.

A expectativa pelo segundo dia foi ainda maior, estávamos prestes a assistir a palestra com Padraic Deasy e sua esposa Sonia, casal irlandês que, com seu estúdio em Dublin vem se destacando muito na Europa. A expectativa aumentada foi plantada pelo casal Woods que, ao observar nossas fotos numa conversa no dia anterior, notou certa semelhança entre algumas de nossas fotos e as de Padraic. A palestra foi sensacional, um verdadeiro show sobre gerência, marketing e organização de estúdio. A apresentação também foi uma inacreditável demonstração de sinceridade e entrega de Padraic e Sonia que, corajosamente, abriram totalmente para o público seus esquemas gerenciais e estratégicos. Quanto às fotos de Padraic, Julia estava certa, nos identificamos muito com o trabalho dele, que é muito expressivo.

Durante a tarde do segundo dia, novas surpresas. Um esclarecedor debate sobre o marketing de estúdio por meio de cupons promocionais trouxe muita informação importante. Logo após, Jeff Woods, simpaticíssimo, subiu ao palco para mostrar um pouco do seu processo de trabalho de pós produção digital. A cereja para finalizar o bolo foi a ótima palestra com Liliane Ferrari, sobre a utilização, para fins de marketing e network, da internet e suas diferentes mídias: blog, twitter, facebook, orkut e por aí vai. Liliane demonstrou profundo conhecimento de causa e, mais do que isso, grande capacidade de transmitir esse conhecimento. O tempo que ela dispunha era bastante reduzido, mas ainda assim ela conseguiu sintetizar e transmitir uma quantidade imensa de informação. Detalhe, tudo isso de forma leve e muito descontraída. Uma verdadeira profissional da comunicação. Terminava aí nossa participação no Congresso Fotografar 2010. Novamente ficamos com aquele gostinho de quero mais na boca. Já estamos ansiosos pelo Fotografar 2011.

Finalizando nosso relato sobre o congresso, gostaríamos de parabenizar Leopoldo Saldanha, da Revista Fhox. O evento teve, como é normal num acontecimento deste porte, alguns contratempos e, durante diferentes momentos do congresso pudemos notar seu empenho para que tudo fluísse da melhor maneira. Parabéns ao Leopoldo também pela lucidez nas ideias e simplicidade no trato com as pessoas. Por último, mas não menos importante, sentimos falta da palavra do Sr. Carlos Dreher, editor da revista Fhox, no congresso. Temos que admitir que seus comentários, particularmente aquela sua famosa frase, soaram profundamente incômodos e inconvenientes na primeira vez que os ouvimos, em 2007, mas numa segunda análise, foram as palavras que começaram uma grande mudança em nosso estúdio.


ENG • Yesterday me and my wife came back from São Paulo, where we had the pleasure of participating the Fotografar 2010 congress, promoted by Fhox magazine. Our bodies arrived tired of the intense routine of seminars, activities and heavy networking, but the minds came back full of new ideas, concepts and energies.

The congress, one of the most important photography events in Brazil, happened, as in every year, on Shopping Frei Canecas' Convention Center, in the city of São Paulo, in April 13th, 14th and 15th. There were also some pre-congress events on 12th.

Photography in it's diferent ramifications (studio, events, sails among others) as a business, this is the main issue discussed in Fotografar congresses. This year, though, the approach in the matters of managing and marketing was much more present. Smaller were the spaces dedicated to portfolio appreciation and analysis, which is important , and bigger where the spaces dedicated to the way the business are organized, managed and sold, which is crucial.

During the day before the congress several seminars, with different photography professionals took place, Julia Woods, Jeff Woods wife, among them. They are responsible for Portrait Life, one of the most famous American photographic studios of the moment. The Woods were in Brazil last year, occasion when we had the pleasure to meet them. This year they came back for Julia to go deeper, in front of a privileged group of congress participants, in the marketing for studio techniques.

In the first day of the congress, April 13th, the morning started with an astonishing seminar from Dane Sanders, important American photographer and very competent speaker and writer. So competent and exciting that he got lots of tears out of a great number of the participants. Dane dove into each one of the present photographers' heart searching for the essence of photography as a lifestyle and, consequently, as a profitable activity, but not in an slavery routine. After lunch we saw how some Brazilian studios have actuated in a profitable way. During the seminars intervals and in the welcome party at night we had precious opportunities of growing our network. We could also spend some moments with our friends Jeff and Julia Woods, with who we exchange experiences since we met each other in the Fotografar 2009. We stand out here to say how nice, available and useful the Woods couple is. Far beyond great photographers, they are great persons.

The expectation for the second day was even higher, we were about to watch Padraic Deasy and his wife Sonia's seminar. They are an irish couple that, with their studio in Dublin, are standing out a lot in Europe. The empowered expectation was planted by the Woods that, when they layed eyes over some of my shots during a conversation the day before, noticed some similarity between my work and Padraic's . The seminar was sensational, a true show about studio managing, marketing and organization. The presentation was also an incredible demonstration of sincerity and self giveness of Padraic and Sonia that, courageously, totally opened their managing and strategic schemes for the public. About Padraic's photos, Julia was right, I really found myself in his work, it is quite expressive.

During the afternoon of the second day, new surprises. An enlightening debate about marketing for studio through promotional coupons brought lots of important information. Right after, Jeff Woods, very outgoing, got on the stage to show a bit of his digital post production procedures. The cherry over the cake was the great seminar of Liliane Ferrari about the use of blogs, twitter, orkut and facebook for means of marketing and networking. Liliane showed deep knowledge about the subject and, more than that, great knowledge transfer capacity. Her time was short but even then she was able to transmit a huge amount of information. All this in a soft and very funny way. A real communication professional. There ended our participation on the Fotografar 2010. And again, it has left us with that taste of “I want more” in our mouths. We are waiting for the Fotografar 2011 already.
To end our talk about the congress, we would like to congratulate Leopoldo Saldanha, from Fhox Magazine. The event has, as expected on a happening of such magnitude, some hiccups and, during several occasions in the congress we could notice Saldanha's effort for everything to come out the best possible way. Kudos to Leopoldo also for his vision and simplicity in the relationship with everyone around him. At last, but not least, we missed the word of Mr. Cralos Dreher, Fhox magazine's editor in the congress. We have to admit that his comments, particularly “that” famous sentence of him, sounded deeply annoying and inconvenient first time we heard it, back in 2007, but in a second analysis, they were the words that started a great change in our studio.

4 comments:

  1. Posso dizer que esse congresso me trouxe várias inspirações para: a empresa, o negócio, o planejamento, novos projetos, o sucesso, o trabalho, e as vendas.

    Quem diria que fotógrafos dão um show quando se trata de gestão, negócios, empreendedorismo e organização?

    Creio que um dos pontos que mais me surpreendeu na fotografar 2010 foi isso: a antiga história do “Bota pra fazer”.

    Com a presença de todas essas feras da fotografia e dos negócios,que a revista Fhox nos presenteou, tenho certeza que é verdade.

    Os fotógrafos brasileiros também podem ter uma empresa de sucesso. Creio que os participantes refletiram muito sobre isso.

    Mas esse negócio é para quem tem força de vontade, criatividade, paciência,iniciativa e, principalmente, para quem tem paixão pela fotografia.

    Foi nos mostrado que todos nós devemos começar pensando grande, mas agindo em algo pequeno de início.

    E o principal: ninguém está sozinho, ganhamos vários amigos nesse congresso, parceiros e o principal, uma grande ajuda e apoio da revista Fhox.

    Obrigado a todos pela oportunidade de poder traçar novos rumos para se chegar ao sucesso.

    Gostaria de agradecer principalmente a você meu amor por mais esta oportunidade magnífica em minha vida e carreira. Te amo.

    Estarei sempre ao seu lado te apoiando e dando o suporte necessário para que o seu, ou melhor, o nosso estúdio seja uma empresa, um negócio de sucesso...

    Esse foi um dos primeiros quilômetros percorridos de uma carreira sensacional, apaixonante que construiremos juntos.

    Posso dizer que esta experiência foi única e me deixou muito animada.

    ReplyDelete
  2. adorei o blog! bem cheio de conteúdo!
    ;D
    bilingue!

    sucesso!!! ;)

    fico contente q tenha aproveitado a palestra!

    ReplyDelete
  3. Liliane, fico lisonjeado com sua visita ao blog e seu comentário. Aproveito para novamente mencionar o quão boa foi sua palestra, muito boa. Gostaria também de convidá-la a seguir o blog.

    ReplyDelete
  4. É muito bom quando se tira todo esse proveito de um evento como o congresso do qual participaram! Quero que aproveite todas essas novas idéias para mim tb! hehe....

    ReplyDelete